quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Eventos de adoção Amigo Bicho da Rede de Proteção Animal de Curitiba.


Iniciaram em março de 2011, as primeiras 6 edições eram eventos de chipagem dos animais feitas em alguns bairros de Curitiba. A sétima edição aconteceu no Parque Barigui em maio de 2012 quando além da microchipagem a adoção de animais foi inserida, mas somente para ONGs – Amigo Animal, SPAC, AVAN e Probem.
E neste mês de maio mesmo em uma reunião do COMUPA – Conselho Municipal de Proteção Animal, eu Yanê revindiquei a participação das protetoras, aquele tempo os participantes do Conselho nem sabiam direito o que era uma protetora, (já que só duas participavam das reuniões!!! E nós mesmas conhecíamos pouco mais de 50, foi antes do BUM de protetoras)
 E em setembro de 2012 tinhamos o primeiro evento de adoção com a participação de ONGs e protetoras. Mas como no ano passado os eventos não eram mensais, tivemos só mais um em dezembro. No primeiro evento a organização das protetoras foi minha porque tinhamos poucas protetoras e a proposta era minha, mas no segundo evento outra protetora também ganhou vagas para distribuir entre suas colegas.
Em 2013 tivemos um hiato devido a troca de diretor da Rede de Proteção Animal (assim como o prefeito de Curitiba) e em abril eu pedi a volta dos eventos de adoção. O primeiro do ano aconteceu em maio, e devido a insistente pedido meu de que o evento fosse mensal, tamanha sua importância, e porque neste interim o número de protetoras havia aumentado muito e com isto o numero de cães para adoção! O diretor da Rede, Alexander Biondo concordou.
O evento mensal além de auxiliar na adoção dos animais é um meio de educar a população para a existência dos animais abandonados e com isto a Guarda Responsável, pois o curitibano vai paulatinamente conhecendo e divulgando o tema! Não conheço outra cidade que tenha evento deste porte promovido pela prefeitura ( se alguém conhecer por favor me avisa!!)
Como as vagas para o evento são distribuídas??
ONGs tem vaga garantida, podendo levar 10 animais cada, porque? porque abrigam centenas e animais!! Mas não podemos colocar somente animais de ONGs, porque?? Porque ONGs quer queira ou não, já possuem uma estrutura para abrigar muitos cães e temos casos de protetoras com 30, 60, 80 animais, sofrendo para sustenta-los!
Então abrimos vagas para 20 protetoras, com 3 animais adultos ou 5 filhotes, porque só 20?? Porque nossa taxa de adoção  esta se mantendo na média de 36 animais por evento! Então não adianta colocar 200 animais para adoção! Serão os mesmos 36 adotados e mais o stress de tantos animais e  pessoas para nada! Entenderam que o que nos limita é o numero de adotantes??
Alem do mais, temos nas duas grandes barracas, alugadas (e o aluguel não é barato) limite de espaço!  nestas barracas o espaço para os cercados, pessoas e corredores de circulação foi calculado para que o evento seja confortável! Tanto para cães, como para seus cuidadores e adotantes ! Por isto cada protetora pode levar no máximo 2 cercados!!
Como é feita a inscrição para as vagas?? Por EMAIL, (amigobicho@curitiba.org.br) por ordem de chegada dos emails!!! Dia e hora! Quando são preenchidas as vagas é aberta uma lista de espera, pois as vezes as pessoas desistem, por isto temos um prazo de confirmação da vaga! As remanescentes da lista de espera serão as primeiras da lista do próximo evento, caso confirmem o interesse na vaga!
Temos um dia para abrir a inscrição e um dia para fechar ( divulgados no site e facebook da Rede de Proteção Animal de Curitiba)! Porque? Porque tinha gente que mal chegava em casa depois do evento e já pedia vaga para o próximo!!!
E porque temos dia para fechar? Porque senão teremos uma lista de espera de 60 pessoas! Ok isto garantiria a rotatividade das vagas MAS, existem outros eventos os animais das pessoas da lista de espera podem ser doados nestes outros eventos! O que nos obrigaria a abrir vagas novamente!
E tenho certeza que se ficássemos 2 ou 3 meses sem abrir vaga ia ser aquele escândalo!!
Aproveitando: animais participantes devem estar castrados se adultos, e os filhotes com as vacinas em dia!!!! Animais saudáveis né !! não adianta levar um bicho só pele e osso que ninguém vai querer adotar! (e os veterinários vão dizer para você levar de voltapara casa!)
Ah! por último e bem importante!  Eu só ajudo na organização do evento! não dou vaga pra ninguém, acho que ficou claro que o processo é isento de preferências! Então não adianta bajular, chorar, me ameaçar, dizer que é amiga do prefeito, nem dar piti e chamar a imprenssa!
Alguma dúvida ou fui suficientemente clara??
Ah! Todos os email são guardados como prova!
E por favor se alguém tiver alguma idéia para melhorar o evento, as inscrições etc, fique a vontade para me procurar (educadamente!)





2 comentários:

  1. Thatiana Nicollelli12 de setembro de 2013 19:53

    Bom, acredito que a Prefeitura de Porto Alegre através do SEDA seja um grande exemplo de competência em relação aos animais. Quando a 1a dama de Porto Alegre esteve em Curitiba para falar dos seus feitos e do resultado positivo do trabalho realizado por ela, creio ser um grande desafio para os Curitibanos, principalmente no que tange a gestão atual, atuar de forma política e educada para com os cidadãos, uma vez que as informações quando omissas trazem de fato muitos desentendimentos. Creio ter sanado sim as duvidas pertinentes a feira de adoção, mas muito tem que ser feito. E deixo para prosperidade propostas para melhoria deste serviço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Embora concorde sobre os fatos mencionados sobre a SEDA de Poa,( trabalho que admiro e respeito) o que estamos discutindo aqui são grandes eventos mensais de adoção, e isto a SEDA não faz.

      Excluir