sábado, 30 de junho de 2012

Porque castrar I- Piometra


A piometra é uma desordem uterina crônica de origem hormonal que ocorre durante o diestro (cio) nas cadelas (e gatas). A doença é causada por uma infecção bacteriana uterina e pode resultar em severa bacteremia e toxemia (infecção horrivel!), de acordo com pesquisadores a lesão patológica primária normalmente é a hiperplasia endometrial cística (HEC).
         A HEC é causada pela repetida exposição do endométrio a progesterona que é responsável por estimular as atividades proliferativa e secretora das glândulas endometriais. O estrógeno age promovendo crescimento, vascularização e edema do endométrio, relaxamento e dilatação da cérvix, além de aumentar o número de receptores de progesterona no endométrio, ampliando o efeito desse hormônio
         O diestro, particularmente longo na cadela, predispõem a piometra. Neste período a hiperplasia uterina associada à diminuição das defesas celulares e imunitárias locais deixa o útero em condições propícias para a multiplicação dos microorganismos que tem origem da própria flora vaginal.
Trocando em miúdos: cadelas não castradas estão sujeitas a esta doença no útero causada pela progesterona (é pessoa, um daqueles hormônios que faz você menstruar todo maldito mês!!) combinada com qualquer bacteria  que esteja passeando pela vagina da cadelinha que não usa calcinha!!!
Mais uma informaçãozinha o útero, assim como os ovários e a própria progesterona não vão fazer nenhuma falta para a cadelinha (ou gatinha),e a  cirurgia de castração leva no máximo15 minutos e a recuperação é rápida! (todas as cadelas que atendi no pós-castração estavam felizes e recuperadas no dia seguinte!!
AH! voce ainda não quer castrar? então dá uma olhadinha neste vídeo!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário