domingo, 9 de outubro de 2011

Pelo fim da vivissecção na Universidade Estadual de Maringá.

Ministério Público informou nesta sexta-feira dia 7 de outubro de 2011, que entrou uma ação civil pública ambiental, com pedido de liminar, contra a Universidade Estadual de Maringá (UEM) para suspender a utilização de cães para experimentos e outros procedimentos clínicos pelo curso de Odontologia.
Segundo a ação apresentada pelo promotor José Lafaieti Barbosa Tourinho, cães da raça beagle são mantidos em condições precárias de higiene no Biotério Central da UEM e utilizados em experimentos odontológicos dolorosos, sem anestesia adequada. Um laudo do Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV-PR) também confirma as irregularidades. O MP acusa que os cães são sacrificados com overdose de anestésico e as carcaças são incineradas.
O responsável pelo Departamento de Odontologia da UEM teria informado ao promotor os cães beagle estão sendo utilizados “porque é uma raça cujos tecidos e respostas teciduais são amplamente conhecidos pelos pesquisadores e semelhantes aos dos seres humanos”. No entanto, o Ministério Público argumenta que há métodos alternativos à experimentação animal, podendo-se citar os dados epidemiológicos e os testes em voluntários, com resultados mais eficazes do que os experimentos feitos em animais não humanos e que não causam o sofrimento e a morte.
Além da suspensão do uso de cães ou de qualquer outro animal em pesquisas do Departamento de Odontologia, o MP ainda defende disponibilização dos animais a entidades protetoras dos animais ou a pessoas idôneas que deverão se responsabilizar por suas guardas.
Bem, vamos aos fatos: o curso de Odontologia, usava os cães para experimentos, cortes extração de dentes, implantes etc. Qualquer um que já foi ao dentista sabe que são procedimentos dolorosos, portanto infringir dor a um ser inocente e incapaz de se defender tem nome: maus tratos (tem outros nomes, mas é melhor deixar pra lá...).
“Porque é uma raça cujos tecidos e respostas teciduais são amplamente conhecidos pelos pesquisadores e semelhantes aos dos seres humanos”. PORQUE NÃO USA SERES HUMANOS ENTÃO? Tem tanta gente aí precisando de tratamento dentário de graça?? Ou é algo que com certeza, vai fazer mal então melhor usar cachorro? (Então usa a mãe do pesquisador!). Além do mais sabemos que os resultados obtidos terão de ser testados em humanos um dia, ou não? Ou é mais uma daquelas pesquisas sem nexo e sem uso que vão parar em uma prateleira de biblioteca pegando pó e só servem mesmo para engordar o currículo do “pesquisador”. (Aiai, esta competição de eu tenho o currículo maior me lembra outra coisa...).
Por último e mais importante: Esta vitoria do ativismo foi conseguida por ativistas independentes, gente que esta aí para efetivamente fazer alguma coisa pelos irmãos animais, sem querer reconhecimento, nem fama, nem nada!!! Gente que prefere ficar anônima!! Uma levantou o caso e colheu assinaturas, outra organizou a denuncia, outra institutos de pesquisa alternativas no exterior de onde trouxe material para embasar a denuncia.
         Meninas, sinceros agradecimentos, pelo maravilhoso trabalho!O mundo precisa de humanos como vocês! E como já dizia aquele outro ativista independente: que a mão esquerda não saiba o que a direita fez!
Que este seja o começo da derrocada destas pesquisas inúteis que utilizam animais neste país!

Um comentário:

  1. Conheço muita gente que não tem condições de pagar por um tratamento e eles fazendo tratamento em quem não precisa e não quer. Isso me revolta!!!! Agora só porque eles tem os tecidos semelhantes aos humanos eles tem que passar por isso???? Que culpa eles tem disso???? Então que testem em pedófilos ou psicopatas, esses tem os tecidos identicos ao de uma pessoa comum. É mais estranho pensar que essa gente tem bichinho de estimação em casa. Como eles conseguem chegar em casa e afagar o seu cãozinho e depois ir dormir tranquilos? As vezes acho que vou ficar velha e morrer sem entender a espécie humana.....

    ResponderExcluir