quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Carnaval chinês é proibido após protesto contra consumo de cães.

A indignação pública de centenas de milhares de cidadãos levou o governo da China de proibir o tradicional Carnaval de Qianxi Township, na província oriental de Zhejiang. Durante o festival macabro, os cães são abatidos e esfolados nas ruas.
As autoridades agiram em resposta a uma manifestação pública que acusava o festival de ser cruel, informou a mídia estatal nesta quarta-feira (22). Fotos que circularam pela internet por meio de sites de microblogs tiveram um impacto tão grande que o governo cedeu às demandas pela proibição do festival, disse a Xinhua. O Blog mais popular da China, intitulado Weibo.com entrevistou 12 mil usuários sobre o festival de Outubro. 91% dos participantes votaram a favor da proibição da tradição do carnaval.  'Não é um carnaval, mas um massacre', reclamou internauta.
A tradição remonta a 600 anos na dinastia Ming (1368-1644) quando durante as guerras os cães eram abatidos para assegurar que não latissem para alertar o inimigo. "A antiga feira foi substituída por uma feira moderna nos anos 1980, mas foi mantida a tradição de comer cachorros", informou. "No entanto, alguns anos atrás, a cena se tornou ainda mais horrível com fornecedores matando cães nas ruas para mostrar ao público carne dos cães era fresca e não contaminada ou previamente congelados. Quando a crueldade foi exposta através de redes sociais online, e as críticas para esta flagrante crueldade contra os animais propagou a indignação em todo o mundo. Defensores dos animais chamaram o evento de massacre - e não um carnaval.
A posse de cães na China tornou-se popular com o surgimento da classe média e as velhas tradições de se alimentar de carne de cães tornou-se altamente controversa.
Quanto ao fato de comer cães, sem comentários...mas, isto foi sem dúvida uma vitória, o senso comum está mudando. Este é um exemplo de como a www - Rede de alcance mundial, pode favorecer pessoas unidas em torno uma causa a pressionar os governos e alcançar seus objetivos. (fico assim menos culpada de passar tanto tempo na internet!!)
Temos que aprender a usar esta nova arma!! que não mata, ao contrário, dá vida a novas idéias, novos paradigmas! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário